Toxina Botulínica ou Botox

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que atua no bloqueio muscular causando o relaxamento local das linhas de expressão indesejadas e rugas profundas.

O tratamento é minimamente invasivo, seguro e eficaz. Envolve injeção em quantidades muito pequenas nos músculos subjacentes para imobilizá-los, feito pelo médico dermatologista bem treinado e capacitado.

Indicação

A toxina botulínica é indicada para suavizar as linhas de expressão e rugas profundas da face. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas (“cara de bravo”), os “pés de galinha” nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma e linha de mandíbula com a preservação do contorno facial.

Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas, arqueamento do supercílio, abertura do olhar”; tratamento da hipertrofia do músculo masseter deixando a face com aspecto mais magra e angulada. Tratamento do queixo em aspecto de laranja ou queixo celulítico, sorriso gengival, suavização das rugas do dorso nasal (bunny lines).

Além da indicação estética, a toxina botulínica também pode ser usada para o tratamento de certas condições como, a transpiração excessiva (hiperidrose) nas axilas, e região das palmas das mãos e plantas dos pés; bruxismo; enxaqueca; paralisia facial; dentre outras doenças, sendo muito utilizada na dermatologia com excelentes resultados.

O tratamento é bem tolerado, rápido e a recuperação é mínima. O paciente pode voltar às suas atividades diárias no mesmo dia. Alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, vermelhidão local, náuseas ou fraqueza temporária dos músculos da face podem ocorrer, de acordo com cada paciente, e geralmente são temporários.

A toxina começa a fazer efeito 7 a 14 dias depois e este efeito perdura por cerca de 4 a 6 meses, aproximadamente, até que desaparece gradativamente, enquanto a acao muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.

É preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento. Evitar atividade física intensa nos três primeiros dias logo após o tratamento. Outra observação importante é pacientes gestantes e /ou com doenças autoimunes em atividade não devem realizar este tipo de procedimento com toxina botulínica.

Qual idade devo iniciar o tratamento com a toxina botulínica?

De forma geral, pacientes a partir dos 25 anos, homens e mulheres, que apresentam uma maior força de contração muscular, e já notam linhas de expressão começando a marcar a face já podem recorrer ao tratamento com a toxina botulínica para uma redução da força de contração muscular e assim um rejuvenescimento facial.

Porém, quando falamos de intervenções estéticas, não há uma “idade ideal” para começar, e sim uma indicação adequada. Os tratamentos dermatológicos são individualizados, ou seja, são indicados de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por isso, é essencial que você agende uma consulta com um profissional de sua confiança.

Veja todos os tratamentos da Dra. Paula Bernardino.