Mapeamento corporal total e dermatoscopia digital
O que é?
O mapeamento corporal total é um exame realizado pelo dermatologista para auxiliar no diagnóstico precoce do melanoma, o câncer de pele potencialmente mais agressivo. No mapeamento é realizado o registro de fotografias corporais em posições padronizadas através de um software para comparação ao longo do tempo e detecção de lesões de surgimento recente ou modificação dos nevos (pintas ou sinais) já existentes.
Adicionalmente ao mapeamento corporal é realizada a dermatoscopia digital dos nevos, com registro das lesões em aumentos de 20 a 70 vezes para comparação sequencial.
O objetivo do exame é identificar o melanoma em uma fase inicial, quando ainda não se apresenta como uma lesão suspeita a olho nu ou mesmo a dermatoscopia no momento da primeira avaliação. Desta forma, melanomas muito iniciais e que não podem ser diferenciados de nevos (lesões benignas) são detectados da forma mais precoce possível por apresentarem modificações ao longo do tempo, mesmo que discretas e perceptíveis somente a dermatoscopia digital.
O exame de mapeamento corporal total e dermatoscopia digital também permite reduzir o número de biópsias desnecessárias e detectar outros tipos de câncer de pele, como o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.
Indicações
O exame de mapeamento corporal e dermatoscopia digital é indicado principalmente para pessoas com alto risco de câncer de pele, como as que apresentam múltiplos nevos (especialmente quando mais de 100 nevos), nevos atípicos (displásicos) e historia pessoal e/ou familiar de melanoma. Pessoas de pele clara com histórico de queimaduras solares com bolhas na infância e na adolescência.
A periodicidade do exame depende do risco individual. Em geral, é realizado a cada 6 ou 12 meses, sendo que algumas lesões podem necessitar reavaliação em curto prazo (3 meses).
Além disso, adquirir hábitos saudáveis e seguir as recomendações sobre fotoproteção:
- Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
- Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).
- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As feitas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
- Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
- Observar regularmente a própria pele, à procura de lesões suspeitas.
- Consultar o dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
Se você tem dúvidas sobre o formato de alguma de suas pintas ou manchas, agende a sua avaliação com a nossa equipe. Sejam-bem vindos.