Melasma

Melasma

O Melasma se caracteriza por manchas escuras ou acastanhadas que aparecem principalmente em face, por exemplo, em regiões como maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). E em alguns casos também podem surgir em regiões extrafaciais, como colo, pescoço e braços. Estas manchas possuem formatos irregulares, geralmente simétricas e mesmo sendo mais comuns em mulheres, podem ser vistas em homens também.

Não há uma causa definida, o melasma pode resultar do uso de anticoncepcionais femininos, aparecer na gravidez, mas o principal fator de ocorrência é a exposição à luz solar e luz visível, aquela que vem de aparelhos eletrônicos e luzes artificiais. A predisposição genética também influencia no aparecimento desta condição.

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e a luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento.

As terapias disponíveis são: o uso de medicamentos orais (antioxidantes orais), tópicos (protetor solar, cremes clareadores) e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings químicos, o microagulhamento (IPCA) e aplicação de luzes ou lasers (Ex: Lavieen).

Além das medidas físicas, como uso do óculos escuro, roupas, chapéus e sombrinhas com proteção UV, entre outras medidas.

É importante salientar que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

A associação de técnicas trazem resultados mais satisfatórios no tratamento e controle do melasma em face e áreas corporais.

O melasma te incomoda? Agende uma consulta com a nossa equipe na Clínica Paula Bernardino. Vamos cuidar da sua pele.