Análise capilar

A queda de cabelo pode ser causada por uma série de diferentes razões, por stress intenso, anemia, falta de algum nutriente ou até mesmo por uma predisposição hereditária.

O que é alopécia?

Alopécia é o nome científico da doença que causa a perda de cabelo, um problema que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres e que tem diferentes causas.

As mais comuns são a da alopécia areata e a androgenética. A primeira é caracterizada pela queda intensa de cabelo em determinadas áreas, causada por sistema emocional abalado ou fatores autoimunes. Já a segunda é a forma mais conhecida da doença, comumente chamada de calvície. Ela é causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona no sangue, sendo frequente na população, principalmente nos homens. Há o afinamento dos fios, os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. Nos homens, as áreas mais abertas são a cora e a região frontal (entradas). Nas mulheres, a região central é a mais acometida, pode haver associação com irregularidade menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos no corpo.

Quais as causas da Alopécia?

Além dos fatores já citados, o uso de medicamentos, tabagismo, reação hormonal no pós-parto, alimentação com déficit de nutrientes e menopausa também podem ser a causa da perda dos fios. Por isso, “ao primeiro sinal de queda de cabelo, procure um profissional dermatologista de confiança, ele conseguirá avaliar o seu couro cabeludo e direcionar o melhor tratamento, quanto antes o tratamento for iniciado, mais rápido serão os resultados”, afirma a doutora Paula Bernardino.

Análise Capilar, tricoscopia e combinação de técnicas de tratamentos

Exame de tricoscopia do couro cabeludo

Na análise capilar, o objetivo é analisar com extrema precisão e definição todo o couro cabeludo, incluindo a haste pilosa e áreas ao redor, a fim de encontrar alterações sugestivas das principais doenças que atingem o couro cabeludo e fios, como as alopécias.
A tricoscopia possibilita um zoom nas estruturas do cabelo. Ela nada mais é que um exame do cabelo por meio de um dermatoscópio.

Trata-se de uma lupa que permite ampliar a imagem de 10 a 200 vezes, dependo do aparelho utilizado (portátil, acoplado ao smartphone ou videodermatoscópio). Por meio da tricoscopia conseguimos visualizar detalhadamente as estruturas dos fios de cabelo do couro cabeludo, as que já enxergamos a olho nu e também as estruturas um pouco mais profundas do couro cabeludo. A tricoscopia é um procedimento simples e útil para casos de falha localizada, descamação do couro cabeludo, doenças do próprio fio e da queda de cabelo em geral. Ela também é muito importante para avaliar a evolução, de 6 em 6 meses, por exemplo, monitorando fio a fio”.

O dermatologista recorre a tricoscopia como um segundo passo, depois de realizar um exame físico e uma investigação do histórico do paciente.
Juntamente com a análise capilar por dermatoscopia digital, o médico especializado pode pedir exames a fim de fazer uma avaliação geral das condições de saúde de um paciente. Esses exames podem envolver exames laboratoriais, tricograma, e até mesmo a biópsia do couro cabeludo para se identificar a causa do problema.

Assim é possível traçar a melhor combinação de tratamentos, como por exemplo, a associação do tratamento domiciliar (tópico e oral – estimulantes do crescimento dos fios e bloqueadores hormonais) , laser LED, LAVIEEN, mesoterapia Capilar, para pausar e, até mesmo, reverter o processo da perda dos fios de cabelos. Nos casos mais extensos, um transplante capilar pode melhorar o aspecto estético.

É imprescindível a consulta e acompanhamento com um profissional médico qualificado , que seja capaz não só de operar as tecnologias e tratamentos, mas também avaliar os resultados. E individualizar cada tratamento.

Veja todos os tratamentos disponíveis na Clínica Paula Bernardino.